"MΟΛΩN ΛABE" é o slogan oficial do IDVTA!
MΟΛΩN ΛABE é grego antigo e significa "Venha e pegue ". É pronunciado "molon lave"(aproximação fonética para o português) ou em ortografia fonética [mo'lon la´ve]. As duas pequenas palavras MΟΛΩN ΛABE incorporam dois conceitos e existem há 2500 anos. MΟΛΩN ΛABE representa o coração do guerreiro e caracteriza o espírito indomável da humanidade. MΟΛΩN ΛABE é a citação mais significativa na história militar hoje. Mas de quem é o famoso MΟΛΩN ΛABE? O que isso significa? Perguntas que tentaremos responder.
Um gigantesco exército de persas chega à Europa ...
Estamos na Grécia antiga em 480 a.C. O exército persa gigante chegou à Europa da Ásia distante. O rei persa Xerxes I lidera essa enorme força, ele se aproxima com uma frota de 900 navios e um exército com cerca de 100.000 - 200.000 homens contra os gregos. As forças armadas gregas consistem em um total de aproximadamente 300 navios e 30.000 homens. O rei persa tenta conquistar a Grécia com suas enormes tropas e penetrar no berço da civilização. A famosa batalha de vários dias acontece nas Termópilas.
A Batalha das Termópilas foi de grande importância estratégica para o curso posterior da guerra. Como os gregos estavam em menor número, era lógico defender o gargalo nas Termópilas, porque os persas não poderiam exercer sua superioridade lá e a tática da falange sensível ao flanco poderia desenvolver todo o seu efeito devido à falta de flancos.
O exército dos gregos ...
O exército dos gregos compreendeu cerca de 5200 homens na Batalha das Termópilas, incluindo 300 combatentes de Esparta, sob a liderança do rei Leônidas. Quando Xerxes pediu aos espartanos que se entregassem e entregassem as armas, em vista da proporção desigual de aproximadamente 5200 a várias centenas de milhares, o rei Leonidas deu-lhe a resposta: MΟΛΩN ΛABE. Traduzido, MΟΛΩN ΛABE significa algo como "venha e pegue".
A passagem média de 15 metros de largura do gargalo nas Termópilas era de apenas alguns metros nos dois pontos mais estreitos, de modo que os persas só podiam enviar cerca de 1.000 soldados para a batalha ao mesmo tempo. Os gregos estavam fortemente armados e tinham uma excelente organização militar para que pudessem repelir com sucesso os ataques persas.
Foi somente através de uma traição de um certo Efialtes (grego = pesadelo, traidor) que os persas conseguiram contornar as linhas gregas através das montanhas e combater as tropas gregas por dois lados.
O rei Leônidas previra essa manobra e instruiu algumas de suas tropas a guardar o desvio. Quando viram os persas se aproximando, eles se retiraram para uma fortificação próxima. No terceiro dia, os primeiros batedores chegaram ao acampamento grego e contaram a Leônidas sobre o desvio. Como um recuo completo resultaria na destruição pela cavalaria persa, Leônidas e seus 300 espartanos decidiram defender o gargalo até o último homem, a fim de cobrir a retirada do principal exército grego. Leônidas juntou-se a outras tropas, cujos países de origem estavam diretamente atrás do passe e, portanto, deveriam ser expostos diretamente aos saques dos persas. Um total de 300 espartanos e 700 thespiers e tebanos permaneceram para cobrir o retiro.
O rei lutou até o último homem ...
O rei Leônidas lutou até o último homem, permitindo que o exército grego recuasse para uma nova posição defensiva, e o exército persa sofreu pesadas perdas e perdeu principalmente moralmente na batalha das Termópilas. Os persas foram derrotados mais tarde pelos gregos, assim inspirados, liderados por Esparta, apesar da superioridade numérica, e expulsos da Grécia. A superpotência persa conseguiu expandir-se estreitamente para a Europa. No entanto, a independência dos gregos permaneceu. Como resultado, a cultura grega foi capaz de se desenvolver mais e, assim, afetar as culturas posteriores.