O Kung Fu é uma arte milenar chinesa que conta com uma infinidade de estilos, denominações e variações. Algumas delas são inspiradas em animais. Acredita-se que sua origem remete há aproximadamente 4000 anos.
A história do Kung Fu é cheia de muitas lendas e ciladas que tornam qualquer tentativa de transmitir uma história compreensiva e puramente factual quase impossível. A principal razão para isto é que a história de uma pessoa é a lenda de outra. Há pouquíssimas registros para sustentar qualquer história de Kung Fu, já que a maioria delas era passada oralmente, sem qualquer documentação escrita para comprovar.
Durante algumas dinastias foi proibida a prática do Kung Fu e o povo proibido de portar espadas, o que favoreceu para o surgimento das sociedades secretas e para a vasta quantidade de armas existentes que inicialmente, eram ferramentas de trabalho ou utensílios do dia a dia exemplo: bengala ou leque.
Os mestres costumeiramente eram muito rígidos e tratavam seus “discípulos” com certa impiedade, porém essa era a base para se fazer um bom guerreiro. A hierarquia e a disciplina muito bem organizados refletem a sociedade chinesa, adversa do modo individualista ocidental.
Além da habilidade em combate e ganho de saúde o Kung Fu trabalha o desenvolvimento pessoal, advindo da disciplina, persistência e respeito aos limites, estrutura do corpo e a mente ajudando no equilíbrio psíquico e auxiliando a pessoa a vencer novos obstáculos e desafios '