O taoismo não é uma religião, mas uma atitude chinesa em relação à vida e à filosofia. Um aspecto essencial do taoismo é a harmonia entre opostos, a interação de yin e yang. Uma atitude básica taoista para lidar com a dualidade da vida é a da ação não intencional, também chamada princípio de Wu-Wei. O taoista tenta ser espontâneo e aberto, simples e flexível, não forte e não duro - ele basicamente não tenta agir contra, mas em harmonia com a natureza e seu ambiente.
Lao Tzu, o fundador do Taoismo, disse uma vez que não faz sentido contrariar o poder de um adversário com sua própria força, mas ceder e usar o poder e a energia do outro a seu favor, a fim de usá-lo contra ele mesmo.
O Ving Tshun pode ser entendido como o taoismo em ação. Poder não é combatido com poder. No Dynamic Ving Tshun, você absorve a energia do atacante, cede, ilude e depois se move para as lacunas com deformações do tipo reflexo.
O Dynamic Ving Tshun é como um rio que deságua no mar, apropriadamente a seguinte citação de Laotse: "Não há nada mais fraco e mais suave que a água no mundo inteiro, e, no entanto,ninguém por mais poderoso que seja resiste a sua ação."